Dicas

Decoração minimalista: simplicidade aliada à comodidade e conforto

Dar à decoração da nossa casa um toque pessoal é indispensável para que a gente se sinta bem no nosso lar, não é mesmo? Mas, além desse gosto individual e da estética, um outro fator é essencial para isso: a funcionalidade. Por isso, a decoração minimalista está em alta, cada vez mais no rol de propostas dos decoradores e arquitetos.  

Prático e funcional, esse estilo simples tem como base a premissa de que cada objeto tem uma função específica, o que valoriza o mobiliário e torna os ambientes mais clean, com menos elementos visuais. O que achou dessa ideia? Quer se entender mais um pouco? Veja então as dicas que preparamos de como usar o minimalismo em cada cômodo da sua casa.

Sala

A luminosidade é um dos pontos principais da decoração minimalista. Aproveitar a luz natural, que entra pelas janelas é a situação ideal. Mas você também deve apostar em luminárias espalhadas pelo ambiente. Outros itens que compõem bem a decoração são tapetes, plantas, sofás e poltronas para deixar o lugar mais aconchegante. O importante é não abusar de nenhum desses itens, para não atravancar o espaço e fazer com que tudo continue bem limpo visualmente.

Quarto

O quarto, por natureza, deve ser um cômodo bem relaxante, ideal para descanso. E essa é exatamente a sensação que uma decoração minimalista é capaz de oferecer. Uma das dicas é trabalhar com cores mais neutras e claras, como branco ou cinza claro. Seja nos móveis ou na pintura das paredes. Além disso, é interessante ficar atento à simetria do quarto e usar linhas retas nos móveis e acessórios da decoração. Para quartos pequenos, o uso de espelhos é uma ótima ideia, a fim de dar maior amplitude ao ambiente.

Escritório

Uma boa dica aqui é investir em mesas retráteis ou que desmontem quando não estiverem sendo usadas.  Uma combinação de cores também dá uma sensação positiva: móveis em madeira ou na cor preta, contrastando com o resto do ambiente de cores mais claras como branco ou gelo.  Para complementar a decoração a recomendação é o uso, sem excessos, de luminárias direcionadas para os pontos essenciais para o seu trabalho, e organizadores, para trazer funcionalidade além de estilo.

Banheiro

No banheiro minimalista, além da paleta neutra de branco, bege e cinza, também é uma boa opção usar cores como azul ou verde em tons bem claros para dar vida ao espaço. Pode ser, por exemplo, nas peças que estiverem sobre a pia. A melhor opção de revestimento sem dúvidas azulejos ou porcelanato, que facilitam a limpeza. Armários suspensos valorizam o espaço, facilitando a circulação pelo cômodo.

Cozinha

A combinação de micro-ondas, fogão, geladeira e outros eletrodomésticos para criar uma sensação de unidade é o ideal para uma cozinha minimalista. Isso pode ser obtido com a opção por móveis planejados que reservem um espaço para cada um desses aparelhos, embutidos de forma racionalizada, deixando o ambiente com um espaço mais livre e clean. Melhor ainda se houver harmonia de cores entre eles. 

Agora que você já sabe mais sobre o estilo minimalista, que tal passar aqui no Shopping Interlar Interlagos e redecorar a sua casa? Nossas lojas têm profissionais preparados para planejar o espaço com móveis que vão assegurar o conforto e a praticidade que todos precisamos.

Deixe uma resposta