Cozinha

Coifa, exaustor ou depurador: como funcionam e como escolher

Todo mundo gosta de manter a cozinha sempre em ordem, não é mesmo? Por isso, instalar uma coifa, um depurador ou um exaustor na sua cozinha é sempre uma boa pedida. Especialmente se você é daqueles que adora preparar suas receitas favoritas. Mas, qual desses equipamentos é mais eficiente? Não se preocupe, vamos te ajudar a encontrar essa resposta e fazer a escolha certa para a cozinha da sua casa.

Na verdade, coifa, depurador e exaustor têm a mesma função: deixar o ambiente mais limpo e o ar mais puro na cozinha. A diferença está no modo como cada um funciona. Todos têm suas vantagens e cada um é mais indicado em determinadas situações. E isso é o que você vai ficar sabendo agora.

modern funktional weiss küche Einbauküche Kochinsel
Imagem: Adobe Stock

Por que instalar a coifa na sua cozinha?

A coifa trabalha jogando a fumaça, a gordura e o cheiro de comida para fora da cozinha. Depois de passar por um processo de filtragem, esse cheiro e ar quente, são descartados preferencialmente para o lado de fora da casa ou apartamento por um sistema de dutos, deixando o ambiente mais limpo e fresco. A grande vantagem desse equipamento, aliás, é exatamente o seu alto poder de absorção. A coifa deve ser instalada sempre sobre o fogão e pode ficar presa ao teto ou em uma parede, podendo em ambos os casos compor a decoração da cozinha dando um toque de sofisticação e modernidade.

details of kitchen interior in new luxury home, residential decoration
Imagem: Adobe Stock

Por que instalar o depurador na sua cozinha?

Ao contrário da coifa, o depurador não joga o ar para fora da casa. Esse equipamento possui um eficiente sistema de filtragem que “limpa” o ar e o manda de volta para a cozinha. Sua maior vantagem é o preço, mais acessível. Sua instalação também é bem simples, sempre sobre o fogão, mas cuidados específicos de manutenção são necessários a cada seis meses ou um ano, dependendo da intensidade de uso, para a substituição dos filtros que retém as impurezas. Ele se adapta melhor a cozinhas menores.

Man's hands removing air duct cover from ceiling
Imagem: Adobe Stock

Por que instalar o exaustor na sua cozinha?

Os exautores funcionam como um ventilador ao contrário. Ou seja, ao invés de jogarem o ar para frente, suas hélices se movimentam no sentido de sugar a fumaça, a gordura e o cheiro de comida que são jogados para fora da cozinha por um sistema de dutos. Dessa forma, o ar ambiente se renova e fica mais puro. O exaustor é uma boa solução em ambientes de pouca circulação de ar, deve ser instalado no teto da cozinha, não necessariamente em cima do fogão, podendo ter uma posição mais centralizada, de acordo com a sua potência.

Imagem: Adobe Stock

Agora que você já sabe as diferenças de funcionamento entre esses três equipamentos, certamente será mais fácil fazer a sua escolha. Então, bora lá cuidar do ar da sua casa! Aqui no Shopping Interlar Interlagos, você vai encontrar cozinhas planejadas com o melhor para você.

Deixe uma resposta