Dicas

Como usar móveis espelhados na decoração da sua casa

O uso de espelhos na decoração proporciona uma sensação de amplitude e profundidade ao ambiente.  Isso todos nós já sabemos, certo? Mas quando aplicados em móveis, os espelhos ganham atributos ainda mais poderosos: dão um toque de sofisticação e elegância a sua casa.

Os primeiros registros mais concretos do uso de espelhos em móveis surgiram no século XVII, quando o rei Luiz XIV introduziu esse material na corte francesa. Desde então, e através dos séculos, essa tendência de decoração nunca perdeu a atualidade. Como é muito versátil, o espelho pode ser incorporado a qualquer tipo de móvel e em qualquer cômodo da casa.

Móveis espelhados na sala de estar ou de jantar

Coffee mirror table in clean modern interior
Foto: Adobe Stock

As salas são o ambiente que permitem maior flexibilidade no uso de móveis espelhados. As opções são muitas: mesas de centro, cristaleiras e aparadores são alguns exemplos. Se a sua sala for pequena, uma raque espelhada pode cumprir o papel de dar amplitude, além de ser funcional e elegante. Outra ideia é apostar em lustres espelhados que ajudam na distribuição da luminosidade.

Móveis espelhados no quarto

schlafzimmer
Foto: Adobe Stock

Neste ambiente, vale o ditado de unir o útil ao agradável. Guarda-roupas e armários espelhados, além da função decorativa, de embelezar o ambiente, também nos ajudam na hora de se arrumar para sair, não é mesmo? Essas são as peças mais comuns para o quarto, mas penteadeiras e escrivaninhas também podem compor bem a decoração desses cômodos.

Móveis e aparelhos espelhados na cozinha

Woman using a microwave
Foto: Adobe Stock

Armários para guardar copos e louças podem ter o fundo feito de espelho. Mas aqui cabe ainda uma perguntinha: tem alguma coisa mais charmosa que eletrodomésticos espelhados? Aposte em micro-ondas, batedeiras, cafeteiras e outros aparelhos com a superfície refletora.  Peças maiores como geladeiras e máquina de lavar – afinal a área de serviço hoje em dia é um prolongamento da cozinha – também estão disponíveis no mercado e dão um toque diferenciado à decoração do espaço.

Como cuidar dos móveis espelhados

A neat man is cleaning mirror in a bathroom.
Foto: Adobe Stock

Ao mesmo tempo em que carrega uma série de diferenciais na estética e na decoração, os móveis espelhados, exigem alguns cuidados específicos de limpeza e manutenção para que se mantenham sempre com boa aparência e tenham maior durabilidade. Isso ocorre porque o espelho é um material frágil, que absorve com facilidade manchas de dedos e gorduras, por exemplo.

Diferentemente de outros materiais, não é recomendado o uso de qualquer tipo de produto abrasivo para limpar o espelho. Uma flanela ou um pano umedecido de espessura não muito grossa com detergente neutro ou álcool já é o que basta. O papel toalha também é um aliado para retirar o excesso de gordura. Para limpar manchas e sujeiras mais resistentes, a recomendação é a utilização de um pouco de vinagre branco, diluído em água.

Pronto! As dicas estão aí. Se você gostou da ideia, mas ainda tem alguma dúvida, passa aqui no shopping Interlar Interlagos. Em nossas lojas, profissionais especializados vão ajudar você na escolha do móvel espelhado certo para cada ambiente da sua casa. Vem pra cá!

Deixe uma resposta