Dicas

Vai pintar a casa? Conheça os tipos de tinta e faça a escolha certa

A ação do tempo é implacável, você sabe disso. Mesmo com todo cuidado com a limpeza e a conservação, as paredes da nossa casa acabam perdendo o brilho, ficam manchada e com a pintura descascada. Se for na parte externa, então, a chuva e o sol contribuem para um desgaste ainda maior e mais rápido, não é mesmo? A solução, então, é fazer a repintura periódica. Mas sabe uma coisa que pode ajudar bastante nessa hora? A escolha da tinta certa.

Sim, não é apenas a cor que você precisa escolher quando for comprar a tinta para pintar a sua casa. A composição do produto também é importante e deve variar de acordo com a superfície que você vai pintar. Há tintas indicadas para paredes internas, outras para a parte externa, tintas para madeira, para azulejos, para todo tipo de material.

Complicado? Nem tanto assim. Vamos te ajudar agora a identificar cada tipo de tinta e as suas aplicações. Anota aí para não esquecer e mãos à obra!

Tintas para ambientes internos

Male painter paints house wall with roller brush.
Imagem: Adobe Stock

Tinta látex PVA

A tinta látex PVA é uma das mais usadas hoje em dia para a pintura dos quartos, da sala de estar ou de jantar. Sua principal característica é a textura fosca, já que sua resina não permite a variação de brilho. Sua maior vantagem é a facilidade de aplicação já que é solúvel em água, seca com rapidez e o cheiro de tinta desaparece em pouco tempo.

Tinta Lavável ou Superlavável

A principal característica desse tipo de tinta está em seu próprio nome: a facilidade de limpeza. Com acabamento acetinado é ideal para quem tem criança em casa, principalmente para quem quer investir em tonalidades claras como o branco, o beje e gelo que sujam com maior intensidade.  Apesar de ser mais comumente utilizada em ambientes internos, também pode ser aplicada sem contraindicações nas áreas externas.

Tinta Inodora

Nem sempre, quando se faz uma reforma, a gente consegue sair de casa, certo? Aliás, essa é a realidade na maior parte dos casos. É aí que se aplica a tinta inodora. Seu maior benefício é perder o cheiro em no máximo três horas após a aplicação, evitando incômodos, como irritação dos olhos e alergias.  É um outro tipo de tinta que também pode ser usada externamente, apesar de isso ser menos comum. Estão disponíveis nas versões fosca e acetinada.

Tintas para ambientes externos ou úmidos

painting a bathroom
Imagem: Adobe Stock

Tinta acrílica

A grande vantagem da tinta acrílica é ser impermeável. Por ser resistente a água, é um produto adequado para a pintura das paredes externas da casa, varandas, banheiros e cozinhas. Suas propriedades são bem parecidas com as da tinta látex, é solúvel na água, tem secagem rápida e cheiro reduzido. No entanto, além do acabamento fosco, também estão disponíveis, em outras duas versões: acetinada, que dá um toque mais fino ao ambiente, e semibrilho

Tinta Epóxi

Resolveu reformar o banheiro e não quer trocar os azulejos? A tinta epóxi é a solução: sua composição química permite que ela seja aplicada sobre azulejos e pisos sem prejudicar a sua aderência. Resistente à água, ao cloro e a produtos de limpeza serve também para aplicação em piscinas e revestimento de caixas d’água. Seu acabamento é variável, de acordo com a cor escolhida. Tonalidades mais claras são foscas e as mais escuras brilhosas.

Tintas para madeira e ferro

Hombre pintando puerta de hierro.
Imagem: Adobe Stock

Esmalte Sintético

Quando se pensa em pintar superfícies de ferro e madeira o esmalte sintético é sem dúvidas a melhor opção. Resistente à ação do tempo, pode ser usado em móveis de jardim ou no portão da garagem, proporcionando boa durabilidade. Essa tinta está disponível nos acabamentos fosco, brilhante e acetinado. Há versões produzidas com solventes, que têm cheiro mais forte e secagem mais demorada e versões à base de água, com cheiro mais suave e que secam mais rapidamente. Você pode escolher a partir do preço e do uso que for fazer. Mas vale uma observação importante: não use o esmalte sintético para pintar paredes, pois a tendência é que dure menos, descasque e ganhe bolhas com mais facilidade.

Viu como não é difícil fazer a escolha da tinta? Aproveite as nossas dicas para renovar o seu lar, e é claro, dar um toque especial que você e a sua casa merecem!

Deixe uma resposta