Dicas

Ripado: como inserir essa tendência nos seus móveis planejados

Madeira ripada é uma das maiores tendências de decoração em 2021! E um dos principais motivos é a versatilidade desse item, que pode ser usado em todos os ambientes, sejam eles grandes ou pequenos, residenciais ou comerciais, internos ou externos, fachadas, portas e portões. Acabamento ripado é bonito, atemporal, permite vários desenhos e vai bem em diversas cores, depende do tom da madeira escolhida.

O ripado é formado por um conjunto de peças alongadas e geralmente estreitas, as ripas, que são feitas de madeira ou materiais derivados da madeira, como o MDF. Essas podem ser horizontais ou verticais e compor painéis, móveis, cabeceiras, portas e muito mais.

Como fazer um painel ripado?

As madeiras naturais como Freijó, Nogueira, Imbuia e Cumaru são ótimas opções para fazer um painel ripado. É importante usar madeiras mais duras, para evitar que as ripas empenem.

Na hora da produção é preciso ter cuidado para não criar vãos muito finos e profundos, pois isso pode dificultar a limpeza. Trabalhe com uma largura do friso de no mínimo 0,5 cm. Já a espessura geralmente deve ficar entre 0,5 a 2,5 cm. Para a largura das ripas as mais utilizadas vão de 1,5 a 3 cm.

Para facilitar, é só consultar a imagem abaixo

Imagem: Studio Side

Outra dica bacana é usar painéis ripados para esconder fios, passagens e até objetos que não queremos ter visível em casa como bujão de gás, modens e até galão de água.

Anotou tudo? Agora é hora de se inspirar!

Móveis planejados com Ripados

Painel ripado na sala

Painel ripado no quarto

Painel ripado na cozinha

Móvel ripado no banheiro

Agora que você já tem várias ideias para colocar em prática ai na sua casa e fazer o planejado sob medida para seu lar e necessidades!

Deixe uma resposta