Dicas

Urban Jungle: a decoração que leva a natureza para a sua casa

Poucos elementos proporcionam uma sensação de paz e tranquilidade à decoração de um ambiente do que o verde das plantas. Ter um pouco da natureza dentro de casa traz benefícios como o relaxamento e estimulam a criatividade e a produtividade para fazer tarefas do dia a dia. O estilo Urban Jungle, que em inglês significa “Selva Urbana”, é uma ótima opção de decoração para quem quer apostar nessa tendência.

O que é Urban Jungle

Surgido nos EUA, o Urban Jungle é, mais do que uma proposta de decoração, a busca por um estilo de vida. Em síntese, é uma tentativa de levar a natureza para dentro de nossas casas, baseada na humanização dos ambientes por meio de um contato mais intenso com o verde e elementos naturais.

Young woman holding basket with potted plants and carrying it she working in flower shop
Imagem: Adobe Stock

Como escolher as plantas para sua casa

Não pode levar em conta somente a estética ou o gosto pessoal na hora de escolher a planta certa para compor a decoração Urban Jungle da sua casa. É preciso optar por espécies seguras, que não causem problemas de saúde a você e aos animais de estimação e que tenham uma rotina de cuidado adequada ao seu cotidiano.

Tomadas as precauções, para deixar a decoração do ambiente ainda mais diferenciada, aposte em folhagens com diferentes formatos, colorações e tamanhos.  Essa diversidade de espécies vai dar um toque ainda mais natural à sua casa. Avalie também se as plantas escolhidas combinam de fato com outros elementos da sua decoração e não vão ficar deslocadas na composição final do visual.

Green interior with an industrial open shelf cupboard filled with numerous house plants in pots creating an indoor garden
Imagem: Adobe Stock

Onde usar a decoração Urban Jungle?

Na verdade, não há restrições, o conceito Urban Jungle pode ser aplicado em todos os ambientes. Mas, lembre-se, o espaço ideal para o desenvolvimento das plantas é aquele com boa iluminação e ventilação, como varandas e sacadas, salas com portas de vidro e cômodos com janelas de boas dimensões. Mas isso não é um limitador. Locais como a cozinha e os banheiros podem ser decorados com espécies pequenas, que precisam menos de luz, especialmente folhagens verde-escura ou verde e branca, que são as mais resistentes.

Use e abuse de vasos de chão e aproveite as paredes para distribuir as plantas em prateleiras suspensas ou estantes, para alcançar um resultado harmônico. Criar jardins verticais tem tudo a ver com o estilo Urban Jungle, em pequenos ou grandes espaços. Neste caso, além das folhagens em variados tons de verde, vale apostar ainda em espécies que floresçam. Um charme a mais a sua decoração.

Urban jungle in bright white and blue bedroom interior with partition
Imagem: Adobe Stock

Como combinar plantas e outros objetos?

As folhagens e as flores, os vasos e os jardins suspensos não são os únicos elementos a compor a decoração no estilo Urban Jungle. Também é importante a harmonização do verde com outros objetos que remetam à natureza. Assim, objetos e até móveis feitos ou revestidos de corda, peças decorativas de argila, tapetes de fibras naturais, bancos, mesas e cadeiras de troncos de árvores, por exemplo, são ótimas opções para complementar a decoração dos ambientes da sua casa.

Gostou das dicas? Aqui no shopping Interlar Interlagos você encontra especialistas que darão ótimas dicas para você mergulhar no estilo Urban Jungle e fazer do seu cantinho um lugar que transmite aconchego e bem-estar.

Deixe uma resposta