Dicas

Dicas para criar uma brinquedoteca divertida e segura em sua casa

Quem tem criança em casa sabe como é importante ter um espaço para que elas possam se divertir. Por conta disso, separar um espaço para montar uma brinquedoteca tem se tornado um hábito cada vez mais comum em casas e apartamentos. E pensando nisso trouxemos dicas simples e muito práticas para você também aderir a essa ideia e criar uma brinquedoteca, divertida, segura e muito especial para os seus pequenos aproveitarem. Vem conferir!

Imagem: Adobe Stock

Escolha um espaço seguro

O primeiro passo e o mais importante é garantir a segurança das crianças nos momentos de diversão. Por isso, opte por um cômodo onde haja rede nas janelas, e pouca circulação de gente pela casa. Escolha móveis comquinas arrendadas e utilize protetores nas tomadas para evitar acidentes no dia a dia. Lembre-se de a combinação de criatividade e segurança proporcionam um ambiente muito mais divertido.

Mantenha os brinquedos à disposição das crianças

Ao projetar a brinquedoteca em sua casa é preciso pensar na disposição dos brinquedos. Eles devem ficar sempre a mão das crianças para que elas tenham autonomia e possam escolher livremente com o que querem brincar.  Para isso, você pode utilizar cestos e caixas organizadoras, cabides para pendurar roupas e fantasias e abusar de gavetas baixas. As mesas devem ficar na altura da cintura das crianças para facilitar o acesso aos brinquedos sem que seja necessário o apoio constante de um responsável. Mas se existem alguns itens que precisam ser preservados, a solução é usar prateleiras um pouco mais altas que além de seguras, otimizam a ocupação espaço.

Imagem: Adobe Stock

Cuide com capricho da decoração

Crie um ambiente divertido e lúcido que estimule a criatividade e a imaginação das crianças. Você pode utilizar cores e elementos que chamem a atenção, como desenhos e estampas nas paredes, por exemplo.

A iluminação deve ser confortável, por isso utilize a luz natural sempre que possível, o que além de gerar economia é uma solução perfeita para criar um ambiente mais aconchegante. Quanto à luz artificial, nos momentos em que for necessária, insira spots em seu projeto, pois oferecem uma luz indireta e harmônica.

Já para o piso, opte por cerâmicas ou porcelanatos emborrachados, que são ideais para proporcionar segurança e conforto para os pequenos, além de dar um toque especial à decoração do espaço.

Imagem: Adobe Stock

Não se esqueça da organização

Agora que você já realizou o projeto da brinquedoteca da sua casa, é preciso manter tudo bem-organizado. Não deixe de ensinar às crianças que os brinquedos devem ser guardados depois de usado no mesmo lugar em que tiraram. Essa prática é essencial para garantir a diversão e criar responsabilidade e o aprendizado para os pequenos desde cedo.

Gostou das nossas dicas? Aqui no Shopping Interlar Interlagos, você encontra as mais variadas opções de móveisplanejados e itens de decoração que vão ajudar você a montar uma brinquedoteca divertida e funcional bem do jeito que você gosta. Venha conferir!

Deixe uma resposta