Dicas

Ventilador ou climatizador? Qual a melhor escolha para refrescar sua casa

O inverno em São Paulo foi o mais quente de todos os tempos. E o verão está aí, dias de muito calor estão por vir. É hora, então, de pensar nas melhores alternativas para refrescar a casa ou o escritório. Ventilador ou climatizador? Você sabe as diferenças entre eles? Para te ajudar a fazer a melhor escolha, preparamos um guia com as principais diferenças, e as vantagens de cada um. Com todas essas informações você vai poder decidir qual é a melhor opção. Vamos lá?

Imagem: Adobe Stock

Características dos climatizadores

O climatizador tem como função principal reduzir a temperatura ambiente e melhorar a circulação do ar. Isso ocorre, quando as pás internas do aparelho puxam o ar quente para seu interior e a água armazenada no reservatório refresca este ar que é novamente lançado ao ambiente a uma temperatura mais baixa. A potência é variável, mas pode-se dizer que em média esse processo consegue reduzir de 10 a 12 graus centígrados a temperatura no local em que está instalado.

Umedecer o ar ambiente é sem dúvidas o principal benefício do climatizador. Isso é ainda mais importante porque, quando o clima fica muito quente, a umidade relativa do ar diminui e o tempo fica mais seco, o que prejudica a saúde das pessoas e afeta principalmente as quem tem problemas respiratórios, crianças e idosos em particular.

 O climatizador consegue não só umedecer o ar, mas também resfriá-lo proporcionando mais conforto. E, como o sistema de filtragem e resfriamento é interno, ele pode ser levado para qualquer lugar sem maiores problemas. Alguns modelos inclusive possuem rodinhas que facilitam o deslocamento.

O custo-benefício desse produto é bastante interessante e o preço bem acessível. Não exige também grandes despesas com manutenção já que são aparelhos resistentes. O único componente que precisa ser trocado é a colmeia de celulose, na frequência indicada pelo fabricante.

Imagem: Adobe Stock

Características dos ventiladores

Os ventiladores, aparelhos mais tradicionais, têm na variedade de tamanho e potência um de seus diferenciais.  Existem no mercado modelos de teto, de parede, de torre, de mesa entre outros. E podem ser instalados com bons resultados em qualquer ambiente. A mecânica dos ventiladores é bem simples: as pás ou hélices movimentam o ar com a potência do motor, fazendo-o circular com mais velocidade, melhorando a sensação térmica do entorno. Assim, a capacidade de redução de temperatura fica em média em 3°C.

A variedade de fabricantes criou uma competição intensa que beneficia o consumidor final. Diversas opções de modelos fazem com que os ventiladores cheguem ao mercado com preços bem em conta. O tipo a ser escolhido vai depender do ambiente onde o aparelho será usado. O quarto, a sala, a cozinha, ou o local de instalação, sugerem qual opção comprar. E um ponto bem importante, é que praticamente não existem despesas de manutenção, já que a única necessidade é manter as pás ou hélices sempre limpas.

Tomou sua decisão? Então, você já pode se preparar para refrescar sua casa no verão que vem por aí.

Deixe uma resposta