Dicas

Como limpar vidros e espelhos sem deixar manchas

“Limpar vidro e espelho é tudo a mesma coisa”. Tem muita gente que pensa assim, talvez até mesmo você ache isso. Mas não é verdade. Cada tipo de espelho e de vidro exige uma técnica e produtos diferentes de limpeza. O local onde estão instalados, o tipo de utilização, tudo isso influencia na escolha dos produtos e até no jeitinho de limpar. Quer entender os motivos? Veja aqui as dicas que preparamos para deixar brilhando os espelhos e os vidros da sua casa.

Como limpar espelho de banheiro

O espelho de banheiro, por conta do excesso de umidade, do vapor e do calor do banho, é o mais sujeito a adquirir machas escuras com pouco tempo de uso. Por isso, limpar espelho de banheiro exige a utilização de produtos de limpeza mais fortes, como desengordurantes. Mas você pode optar, também, por algo mais caseiro, como vinagre branco diluído em água.  A dose indicada é uma parte de vinagre para uma parte de água, misturada num borrifador. Jogue no espelho, passe o lado macio de uma esponja e depois seque com panos que facilitam o seu trabalho.

Como limpar espelho de quarto

Não há quem não goste de dar uma conferida no look antes de sair de casa, não é mesmo? E nada melhor do que um bom espelho de guarda-roupa para fazer isso. Por estar geralmente na parte de dentro da porta, esses espelhos estão protegidos e sujam menos. Ainda assim, é preciso mantê-los sempre limpos. Para isso você pode usar produtos como limpa vidros ou detergentes neutros e um pano macio, que não solte pelos e fiapos.

Como limpar vidros de janelas

O ideal é que as janelas sejam limpas ao menos uma vez por semana. Para fazer isso, você pode optar por produtos que existem no mercado ou preparar o seu próprio limpa-vidro caseiro misturando três colheres de vinagre branco, um limão espremido e três colheres de água. Aplique com um borrifador, passe uma esponja macia, sempre no mesmo sentido. Em seguida passe um pano sem fiapos ou papel toalha, para ajudar na secagem. Um detalhe importante: se possível, faça a limpeza num dia nublado, pois o sol, quando incide no vidro, seca os produtos mais rapidamente o que pode causar manchas. Ah! Nas janelas da cozinha, que sempre acumulam muita gordura, os vidros merecem um cuidado especial: passe desengordurante ou detergente neutro antes de passar o limpa-vidros.

Como limpar vidros de mesa

Aqui, a tarefa é bem mais simples: prepare uma mistura de partes iguais de água e detergente neutro, molhe uma esponja macia e esfregue suavemente.  Se tiver um borrifador pode usar também. Depois, seque com um pano de limpeza ou papel toalha, e pronto. Um toque a mais: se notar que o tampo da mesa está muito engordurado, passe antes de tudo um papel toalha para remover os excessos.

Como limpar o vidro do box

Para manter seu box sempre limpo e sem manchas, o ideal é fazer a limpeza periodicamente, ao menos uma vez por semana. Nesse caso, sabão neutro em barra é suficiente. Use um pano molhado ou esponja macia, esfregue no sabão e passe no vidro até que fique todo ensaboado. Depois pegue outro pano, apenas molhado em água fria e esfregue para tirar o sabão. Se o seu chuveiro tiver ducha, pode jogar a água diretamente no vidro para enxaguar. Se quiser pode secar tudo com um pano de limpeza ou papel toalha.  Mas atenção: se você perceber que o vidro do box tem manchas de gordura, use água quente que isso vai ajudar sua tarefa.

Deixe uma resposta