Dicas

Móveis vintage: uma combinação de estilos para dar charme à decoração

Quem disse que o moderno e o antigo não podem conviver em harmonia? Essa mescla de estilos cada vez mais se consolida como uma tendência entre decoradores e arquitetos.  O uso de móveis e objetos vintage está na moda. Além de resgatar lembranças do passado, essa prática dá mais personalidade aos ambientes, sem perder a praticidade e o conforto dos tempos atuais. 

Mas como combinar elementos que parecem tão diferentes? Para te ajudar a resolver essa questão, preparamos dicas para harmonizar a decoração da casa, usar móveis e objetos vintage para criar ambientes personalizados, onde o que importa é sua história e seu gosto pessoal. E não se esqueça: aqui nas lojas do Shopping Interlar Interlagos você vai encontrar tudo o que precisa para dar um toque a mais de charme a sua casa.

Leve em conta o espaço do cômodo

Quem curte as lembranças do passado e preserva sua história pessoal ou da família tem a tendência de querer aproveitar tudo, não é mesmo?  Mas, na hora de decorar a casa, é preciso tomar cuidado para evitar os excessos.  Peças vintage são sempre bem-vindas, mas não podem sacrificar a circulação, a funcionalidade. Assim, cuide para que cada peça se encaixe perfeitamente no seu espaço.

Aposte na combinação das cores

A escolha de móveis vintage para compor a decoração da casa depende dos tons dominantes em cada ambiente. O contraste de cores é importante para dar leveza e acolhimento. Em um cômodo em que as paredes são neutras, pintadas de branco, gelo ou beje, e onde os móveis são claros, a aposta é em peças antigas mais coloridas. Na sala, por exemplo, um sofá ou uma poltrona azul, amarela, ou vermelha sempre vão cair bem. Já se a cor das paredes e dos móveis for mais quente, os itens vintage precisam ser em tons pasteis, mais suaves.

Segredos da harmonia perfeita

Agora que você já sabe regrinhas básicas para combinar estilos, veja os elementos que vão harmonizar a decoração da casa.

Objetos antigos – miniaturas, equipamentos como máquinas de escrever, câmeras fotográficas, relógios, instrumentos musicais, telefones e brinquedos, por exemplo, de preferência que façam parte da sua história – dão um toque intimista e aconchegante ao ambiente, assim como pinturas, fotos em sépia ou PB e pôsteres antigos nas paredes. O segredo nas salas é combinar móveis modernos, de linhas retas, laqueados, em madeira envernizada, vidro ou metal, com elementos vintage, envelhecidos e de formas arredondadas.

Já nos quartos, onde cama e armários são claros, paredes neutras, o toque vintage fica por conta de cômodas e penteadeiras arredondadas, com detalhes cravados, em cores vivas ou madeira escura. Banquetas e pufs no mesmo estilo completam o ambiente. Cortinas ou papel de parede em estampas florais também proporcionam uma volta ao passado.

Por fim, na cozinha, geladeiras antigas, curvilíneas, brancas ou em cores vivas como vermelho amarelo e verde têm ganho cada vez mais espaço. Elas combinam perfeitamente com armários planejados, laqueados e com portas de vidro. Batedeiras, liquidificadores, fogareiros e torradeiras vintage podem ficar expostos sobre a bancada, dando um toque ainda mais especial ao ambiente.

Deixe uma resposta