Dicas

Cantinho da brincadeira: como criar um espaço seguro em casa

Nada melhor para as crianças do que se divertir e brincar, não é mesmo?! Os pequenos adoram esse momento do dia, e ter um cantinho da brincadeira em casa é uma ótima opção para tornar essas horas ainda mais cheias de alegria.

Criar um espaço seguro para brincadeiras em casa é simples e faz toda a diferença para a recreação dos pequenos. Pensando nisso, separamos algumas dicas para você criar um cantinho de brincadeiras lúdico, especial e aconchegante para as crianças! Vem conferir com a gente!

Escolha o local ideal para as crianças

O espaço para a diversão das crianças pode ser adaptado em qualquer cômodo da casa. Os locais mais utilizados geralmente são o quintal, o quarto, a varanda do apartamento ou a sala. Mas, independentemente da escolha, lembre-se de que o espaço precisa ser seguro, acolhedor e permitir aos pequenos se divertirem à vontade, soltando toda a sua imaginação.

Escolha os jogos e brinquedos adequados

Os jogos e brinquedos também merecem atenção e cuidado! Na hora da escolha, de preferência a itens educativos, que desenvolvam a criatividade, o aprendizado e o raciocínio lógico dos pequenos. Fique de olho na faixa etária indicada, pois isso vai possibilitar um melhor aproveitamento e mais segurança na utilização do cantinho de brincadeira.

Escolha os móveis adequados

Baús, armários, prateleiras e caixas organizadoras são excelentes opções para as crianças deixarem tudo em ordem no cantinho da brincadeira. Mas é preciso tomar alguns cuidados: invista em peças com cantos arredondados, e que sejam dimensionadas de acordo com a altura da criança, permitindo mais acesso aos livros e brinquedos. Isso é extremamente importante para que os pequenos sejam inseridos na organização da casa, criem independência e mantenham seu espaço sempre organizado.

Se for inserir cadeiras e puffs, escolha opções adequadas ao tamanho da criança, e que sejam fabricadas em materiais resistentes e confortáveis.

Fique de olho na segurança e conforto    

Não esqueça de checar alguns pontos importantes para garantir o conforto e segurança dos pequenos. Se houver janelas no cômodo, é recomendada a instalação de redes de proteção, uma medida indispensável para evitar acidentes.

Verifique também as condições do piso e, caso necessário, troque por um material que seja antiderrapante e mais resistente, garantindo maior durabilidade e facilidade quando você precisa higienizar o local. Tapetes emborrachados também podem ser uma boa opção.

Capriche na decoração

Por fim, a decoração. Isso faz toda a diferença! Não abra mão de elementos que deixem o espaço bonito e aconchegante! Use e abuse de almofadas, pelúcias e tudo aquilo que os pequenos adoram! Cores mais fortes são as mais indicadas, pois despertam a atenção e incentivam as brincadeiras. Papéis de parede divertidos e quadros decorativos também são muito bem-vindos! Mas, não esqueça: leve sempre em consideração o gosto das crianças. Um local que reflita o universo de cada um amplia ainda mais as possibilidades de diversão e estimula a criatividade.

Deixe uma resposta