Quarto

Quarto montessoriano: quer ajudar seu filho a crescer com autonomia?

Você sabe o que é um quarto montessoriano? Nós vamos te ajudar a entender aqui um pouco mais dessa tendência que está conquistando a cada dia mais espaço entre mamães e papais, na hora de preparar o quarto dos pequenos, desde os primeiros anos de vida.

Antes, porém, vamos explicar de onde vem esse nome. O quarto montessoriano se inspira no método de ensino criado em 1907 pela educadora italiana Maria Montessori. A linha central dessa metodologia é a autoeducação. Ou seja, o estímulo ao autodesenvolvimento e à autonomia como fator essencial no processo de aprendizado das crianças.

Vantagens do quarto montessoriano?

Seguindo os princípios do método que lhe deu origem, o objetivo do quarto montessoriano é criar um ambiente propício ao desenvolvimento da autonomia da criança, permitindo que ela se sinta sempre estimulada a explorar todo o espaço em condições de total segurança.

Como montar um quarto montessoriano?

Algumas regrinhas básicas devem ser seguidas para montar um quarto montessoriano. Anote aí essas dicas:

Quarto com cama de casal

Descrição gerada automaticamente

– Os móveis devem ser a acessíveis aos pequenos. Não devem ter quinas ou pontas e precisam ser estáveis, para não tombar. O ideal é que estejam sempre à altura dos olhos das crianças, variando de acordo com o tamanho e a idade de cada um. As camas, por exemplo, devem ser baixas, permitindo total liberdade para que elas se deitem e se levantem por conta própria, sem ajuda, desde pequeninas. Colchões no chão são uma boa ideia.

Uma imagem contendo no interior, quarto, mesa, pequeno

Descrição gerada automaticamente

– Nada de brinquedos em estantes fechadas ou em prateleiras altas demais. Eles devem estar acessíveis para que a criançada possa pegar tudo quando quiser. Baús, caixas organizadoras, desde que abertos facilmente, são uma ótima opção para organizar a bagunça.

Beautiful nursery interior with white chest of drawers

– Não deixe de instalar um espelho. Isso é considerado essencial pelos educadores pois permite à criança se autorreconhecer, o que é muito importante no processo de construção de sua autoestima. O cuidado aqui é a escolha do lugar e do material de fixação do espelho na parede ou no armário, para evitar acidentes.

– Um recurso muito usado nas academias de ginástica oi e escolas de balé, as barras de parede podem ser muito úteis também para o crescimento das crianças. É nessas barras que os pequenos se apoiam para ficar em pé e até dar os primeiros passinhos, sem precisar da ajuda de ninguém.

Boy sleeping and dreaming a future in the space

– Crie, por fim, um ambiente confortável e que desperte curiosidade e sensações variadas. Aposte em diferentes tipos de piso (madeira, tapetes e emborrachados) que ajudam, num mesmo espaço, a desenvolver o tato. Varie na fragrância dos aromatizadores de ambiente para despertar o olfato. Paredes, móveis e acessórios coloridos ou com figuras temáticas estimulam a identificação visual. Coloque móbiles e objetos que emitam sons variados para completar a decoração.

Agora que você já sabe todos os segredos que envolvem o método montessoriano, que tal aderir a essa tendência e renovar o quarto do seu filho? Aqui no Shopping Interlar Interlagos, as opções são muitas e você pode planejar o ambiente de forma a estimular seu filho a começar, dentro de casa, sua jornada do conhecimento. Venha conferir, então.

Deixe uma resposta