Dicas

Lareira: opções planejadas e portáteis para aquecer sua casa

O inverno está chegando! Para deixar nossa casa bem quentinha, nada melhor do que ter uma lareira. Afinal de contas, é ela que vai tornar aquele cantinho ainda mais aconchegante para reunir a família ou os amigos, tomar aquele cafezinho ou um chá ou simplesmente ler um bom livro ou ver TV. É tudo de bom! Para te ajudar a escolher o modelo ideal, separamos dicas de lareiras planejadas e portáteis que deixarão sua casa pronta para receber a estação mais fria do ano.

Que tipo de lareira devo escolher?

Se você busca eficiência e sofisticação na hora de aquecer sua casa, a melhor opção são as lareiras planejadas. Elas podem ser incorporadas à decoração dando um visual sofisticado ao ambiente, sem exigir grandes obras. Mas se você quer um pouco mais de praticidade, deve escolher modelos portáteis que podem ser utilizados em vários cômodos da casa. Veja a seguir, as principais características de cada modelo!

Tipos de lareiras planejadas

– Lareira à lenha: Um dos modelos mais charmosos e que nunca sai de moda. A lareira planejada à lenha é muito usada em casas ou apartamentos que já possuam sistema de exaustão de fumaça, proporcionando mais facilidade na hora da instalação.

– Lareira à gás: As lareiras a gás são perfeitas para qualquer decoração. A sua chama é obtida pela combustão de um gás, que pode ser o natural ou o gás de cozinha. Por ser um modelo bastante funcional, na hora da instalação você precisa apenas que haja registro no local em que será colocada, um ponto de gás e tubulação de cobre. É ideal também que haja um dispositivo de segurança que corte a saída do gás, para caso a chama se apague. E se preferir, você pode escolher um modelo que funcione por controle remoto.

 – Lareira ecológica: As lareiras ecológicas recebem esse nome pois não emitem cinzas ou fumaças, sendo uma das opções mais sustentáveis. Seu funcionamento é feito por meio de gel específico ou álcool. Sua instalação é bastante prática, necessitando apenas que esteja próxima de locais arejados e com ventilação natural.

– Lareira elétrica: Uma opção que muita gente adora pela praticidade e que você também pode considerar na hora de escolher o modelo ideal, é a lareira elétrica. Por funcionar ligada na tomada, podendo ser controlada por controle remoto, é uma das opções mais procuradas pela fácil instalação. Geralmente possuem um painel 3D que simula a imagem da chama e dá todo aquele charme especial.  

Tipos de lareiras portáteis

– Lareira ecológica: As opções à base de álcool ou gel tem como sua principal virtude o fato de serem bastante decorativas, podendo ser inseridas com praticidade em qualquer ambiente, deixando a casa bem quentinha!  Existem modelos retangulares ou circulares nos mais diferentes tamanhos, adequados a cada tipo de ambiente.

– Lareira elétrica: Os modelos elétricos são bastante práticos, necessitando apenas de uma tomada próxima, sendo a opção perfeita para quem quer aquecer ambientes como quartos, áreas de serviço ou escritórios sem gastar muito com instalação.

– Lareiras a lenha: Já as lareiras portáteis a lenha são as mais adequadas para esquentar a sua varanda ou para serem usadas nas áreas externas da casa.

Segurança é sempre primordial

Se você optar por uma lareira planejada, lembre-se de que independente do modelo escolhido, a instalação deve ser realizada por um profissional especializado, combinado?!

As lareiras, mesmo os modelos portáteis, precisam ser utilizadas em ambiente arejado. Por isso, mantenha sempre um ponto de ventilação natural aberto. Lembre-se de reforçar o cuidado com crianças e animais de estimação.

Curtiu nossas dicas? Então, aproveite que o inverno está chegando e se inspire.

Deixe uma resposta