Dicas

Prateleiras: 5 dicas para organizar e decorar a sua casa

Tem alguma coisa mais prática na hora de organizar a casa do que um conjunto de prateleiras? No quarto, na sala, na cozinha, no banheiro… onde quer que seja, as prateleiras facilitam a nossa vida. Mas têm ainda uma outra função: elas podem compor a decoração do ambiente dando um toque a mais de charme. São tantas as opções de formatos e tamanhos que o mais difícil é escolher o modelo certo para cada finalidade, para cada cômodo. Para te ajudar a acertar na escolha, nós, do Shopping Interlar Interlagos, preparamos 5 dicas de como usar as prateleiras para deixar a sua decoração impecável. Anota aí.

Prateleira utilitária

Você pode fazer um mix. Ter pastas, cestos e caixas organizadoras, por exemplo, dividindo o espaço com enfeites, plantas, objetos decorativos. Livros, CDs e até discos de vinil também podem compor a decoração. É isso que torna o visual das prateleiras utilitárias mais leve e equilibrado. Não há limite de altura ou comprimento: você pode ocupar uma parede inteira com isso. Mas, um detalhe muito importante: não é preciso preencher todos os espaços das prateleiras. Deixar alguns nichos vazios, entre os objetos, ajuda a dar uma maior leveza ao ambiente.

Prateleira de coleção

Um uso muito comum para as prateleiras é exibir itens de coleção. Garrafas, latinhas de cerveja e refrigerante, lembranças de viagem, objetos antigos. Procure distribuir os objetos de forma harmônica, com algum tipo de associação, seja pelo tamanho, a cor, ou mesmo por categoria de produto ou ordem cronológica. Assim você deixa a arrumação do seu jeito, suas memórias bem organizadas.

Prateleiras de louças

Quem disse que você tem de deixar trancados no armário aqueles pratos coloridos, bonitos, que você tem na sua cozinha? Eles podem ser bastante decorativos. Para guardar louças, taças, xícaras e copos, o ideal é um tipo de prateleira de pouca profundidade e um espaço não muito alto entre os nichos. Materiais como metal ou fórmica são mais recomendados, por conta da umidade. Elas vão bem na cozinha, na copa, mas também cabem na sala de jantar, se bem compostas com o restante da decoração.

Prateleiras de brinquedos

Coloridos, alegres, os brinquedos podem compor muito bem a decoração do quarto das crianças. Mas é preciso colocá-los em prateleiras próprias, com alguns cuidados especiais. Primeiro, acerte na altura: os pequenos precisam ter acesso aos brinquedos, conseguir pegar por conta própria, sem a ajuda de um adulto. Ter quinas arredondadas e fixadores bem resistentes na parede ou estruturas de madeira sólida também são fatores importantes

Prateleiras verdes

Essa é uma dica para usar na sala ou na varanda. Uma prateleira repleta de vasos de plantas e flores dá vida e beleza ao ambiente. De preferência às espécies que não precisam de cuidados especiais, que podem ser regadas em tempo mais espaçado. Você pode apostar em diversos modelos e cores de vasos, o que torna o visual ainda mais alegre. 

Deixe uma resposta