Cozinha,  Dicas

Hidratação: a importância do filtro no consumo de água purificada

Aproveitar o verão é tudo de bom, não é mesmo? Mas, durante os dias mais quentes do ano, de janeiro a março, as altas temperaturas exigem alguns cuidados a mais com a nossa saúde.  Afinal, o clima quente pode gerar desconfortos, como insolação, boca seca e até queda de pressão, por isso. Com isso, é importante preservar a nossa imunidade.

A imunidade está associada a diversos fatores: uma alimentação saudável e balanceada, composta por frutas, verduras e legumes que contêm vitaminas, certamente ajuda nesse processo. Mas, o principal, é manter-se sempre hidratado, consumindo água com frequência e repondo o que foi perdido no suor.

Nutricionistas e médicos recomendam o consumo de ao menos 1,5 litro de água diariamente. Esse volume, entretanto, pode ser alterado de acordo com a rotina de exercícios, o tipo de vida e as necessidades de cada pessoa.

Mas você sabia que é preciso também cuidar da qualidade da água que você consome? A água que sai de nossas torneiras, em São Paulo, é considerada de excelente qualidade, seguindo padrões internacionais. Mesmo assim, instalar na sua casa um purificador de água ou um bom filtro é uma medida que vai dar ainda mais segurança para a sua família. São vários os tipos, modelos e marcas disponíveis no mercado. E para te ajudar na escolha, vamos dar aqui algumas dicas.

Imagem: Adobe Stock

Duo de purificador e torneira

Essa peça une tecnologia e design com o máximo de praticidade, já que possui duas funções em um único produto fornecendo água purificada e natural. Existem modelos para instalação no balcão da pia ou na parede e são ideais para cozinhas planejadas.

Eles possuem uma bomba capaz de dar pressão à água que ao passar pelos elementos filtrantes perde as impurezas e os resíduos impróprios para o nosso consumo, além de reduzir a intensidade do cloro.

Alguns modelos mais avançados são capazes de reter até mesmo contaminantes microbiológicos como bactérias, protozoários e vírus. 

Purificador de Ozônio

São equipamentos que usam o método de purificação por meio dos ozonizadores. Eles captam o ar do ambiente que é transportado até o reservatório de água, onde transforma o oxigênio em ozônio, uma substância com alto poder antisséptico, germicida e oxidante. A água ozonizada é eficiente na eliminação de vírus e bactérias, além de reduzir o volume de resíduos agrotóxicos nos alimentos.

Imagem: Adobe Stock

Filtro de Pressão

Esse tipo de filtro pode ser instalado diretamente na torneira ou na parede. Por suas características, tem preço mais acessível. Normalmente ele utiliza o carvão ativado como elemento de filtragem, possui em seu interior uma vela cilíndrica e porosa que absorve as impurezas da água, retendo partículas de impurezas e eliminando sabores e cheiros indesejados através de um processo físico-químico.

Filtro Central

Instalado junto a entrada de água do imóvel, esse é um sistema de tratamento de grande escala, normalmente utilizado em grandes estabelecimentos, hospitais hotéis, restaurantes, prédios comerciais ou multiresidenciais com objetivo de filtrar toda a água que vem da rede pública, evitando a contaminação da caixa d`água e da tubulação interna. Também conhecido como filtro de entrada, por sua localização, proporciona água de boa qualidade, potável e utilizável não apenas para beber, mas também em qualquer outro tipo de atividade.

Deixe uma resposta