Dicas

Light design: funcionalidade e conforto para a iluminação da sua casa

Você já ouviu falar em light design?! Esse conceito de decoração consiste em utilizar a iluminação correta, em cada ambiente da sua casa ou apartamento, para tornar o espaço ainda mais funcional e confortável.

Além disso, o light design torna o ambiente mais equilibrado, uma vez que a iluminação é projetada para evitar problemas como reflexos, excesso de sombra ou luminosidade e criar contraponto de brilho nos cômodos da casa. Em muitas vezes, o uso de lâmpadas, luminárias e luz natural é mesclado nos ambientes, deixando o projeto mais sustentável.

Gostou da ideia? Pensando nisso, trouxemos dicas para você aplicar o light design em sua casa e valorizar ainda mais o ambiente!

Como devo escolher a lâmpada certa?

Tenha em mente que cada ambiente necessita de um tipo de iluminação e que pode variar conforme a sua funcionalidade. As lâmpadas de luz amarelada são mais quentes, e por conta disso, são indicadas para ambientes como sala de estar, quartos ou cômodos que necessitem dessa sensação de aconchego. Já as lâmpadas de luz branca ou azulada, também conhecidas como luz fria, são mais adequadas para ambientes em que são executadas tarefas que necessitam de atenção e cuidado, como a cozinha, banheiros e área de serviço, escritório e cantinho dos estudos.

Verifique o tamanho do ambiente

Verificar a proporção correta entre as luminárias e o espaço de cada ambiente é fundamental em seu projeto de light design. Para cômodos menores, a dica é optar por spots e lustres que fiquem mais próximos ao teto. Você também pode substituir a iluminação de teto por abajures, arandelas ou luminárias de piso, que podem ser inseridas em pontos estratégicos para otimizar o ambiente e proporcionar sensação de amplitude.

Já para os ambientes mais amplos, os lustres e pendentes maiores garantem uma iluminação eficiente e valorizam a decoração do local.

Aposte na iluminação direcionada

O direcionamento do foco de luz para itens como móveis, peças de decoração, plantas ou quadro na parede é uma ótima forma de valorizar ainda mais o espaço. Não esqueça de observar se os objetos podem gerar algum tipo de reflexo, como espelhos, ao receberem feixes de luz, o que pode dar sensação de desconforto e incomodo para a visão. Com esses pequenos cuidados, a iluminação ficará ainda mais incrível!

Tecnologia LED como elemento na decoração

A tecnologia LED também pode ser utilizada a seu favor no projeto de light design. As lâmpadas LED são excelentes itens de decoração, uma vez que são produzidas em diversos formatos e tamanhos, sendo uma alternativa aos lustres e pendentes em seu projeto. O resultado é um toque estético diferenciado em sua casa. Olha só algumas inspirações que separamos para você:

 Fique de olho na intensidade da luz

Para finalizar o seu projeto de light design, insira cortinas decorativas e persianas nos espaços em que há incidência de luz natural. Esses itens funcionam perfeitamente para controlar a entrada direta do sol e otimizar o uso de lâmpadas, lustres, abajures e outros elementos. Não esqueça de inserir dimers e reguladores de intensidade para aqueles momentos em que você desejar criar um clima mais intimista e acolhedor.

E aí, viu as nossas dicas? Aproveita e venha conferir as opções para deixar a sua casa iluminada, confortável e funcional aqui nas lojas do Shopping Interlar Interlagos. Vamos adorar receber a sua visita!

Deixe uma resposta