Quarto

Como arrumar o guarda-roupas: passo a passo para acabar a bagunça

A cena é comum: você está atrasado para sair de casa, procura aquela roupa no armário e não consegue encontrar.  Mexe de um lado, remexe de outro, e nada. É a hora que se arrepende da bagunça, não é mesmo? Mas é claro que isso pode ser evitado. Deixar o guarda-roupas sempre arrumado não custa nada. E um pouco de organização vai tornar sua rotina com certeza bem menos estressante. Para te ajudar nessa tarefa, preparamos aqui um passo a passo com boas dicas para você arrumar o guarda-roupas. Experimenta aí, você não vai se arrepender.

Tire tudo de uma vez

A regra número um da boa arrumação é começar do zero. Tire tudo antes de arrumar o guarda-roupas, descarte logo de cara o que não serve e o que você acha que não vai usar mais.  Coloque em caixas para doação. E, antes de começar a recolocar as roupas no lugar, limpe prateleiras e gavetas com um pano com álcool. É importante para tirar a poeira e outras impurezas.

O que pendurar no cabide

Separar as peças é fundamental para arrumar o guarda-roupas. Do lado dele, ternos, calças, camisas sociais e jaquetas devem ficar pendurados em cabides. Do lado dela, vestidos, saias, blusas finas e blazers também. Roupas que você usa pouco, como sobretudos ou trajes de casamento, por exemplo, devem ficar protegidas por sacos plásticos. Uma dica: prefira cabides de plástico ou de madeira que não marcam as roupas como os de arame. Gravatas e cintos também devem ser pendurados, existem cabides especiais para isso. 

A vez das prateleiras

Essa vale para eles e para elas. Shorts, camisetas de malha, moletons, pulôveres, bermudas, devem ser acomodadas nas prateleiras na hora de arrumar o guarda-roupas. Há várias formas de organizar isso. Algumas pessoas preferem alinhar por cores, formando um degrade.  Outras organizam pelo uso, colocando sempre por baixo da pilha a roupa que acabou de usar, evitando assim repetir logo. Dica importante: se o espaço do seu guarda-roupas for pequeno, dobre as camisetas no formato envelope (faça uma dobra a mais, ao meio, depois da dobra convencional). Fica menor e não amassa. 

Uma gaveta para cada peça

As gavetas são o lugar onde você vai guardar suas roupas mais íntimas. Sendo assim, o cuidado deve ser especial. Reserve uma gaveta só para calcinhas e sutiãs – no caso dele, para as cuecas – e outra para meias, sempre enroladas para não perder o par. Nunca deixe tudo junto, misturado. Em outra gaveta, coloque os pijamas e as camisolas. Pode ser a mais baixa, já que isso você não precisa trocar com tanta frequência. 

Onde colocar sapatos e bolsas?

O ideal é que você use sapateiras, fora do guarda-roupas. Caixas organizadoras de plástico ou cestos podem ser uma boa opção. São abertos e arejados. Mas se você tiver de deixar mesmo os sapatos no guarda-roupas, arrume com jeitinho, um pé do lado do outro, separando o tênis, o sapato social e aquele que usa no dia a dia. Não corra o risco de ter de ficar procurando o par em meio a bagunça. Já as bolsas, você pode pendurar em suportes e ganchos na parede do quarto. É prático e pode ser decorativo. 

Separe as roupas por estação

Essa é uma dica para os mais perfeccionistas. A cada inverno ou verão, mude a arrumação do seu guarda-roupas. Nos meses de calor, coloque as roupas de frio na parte mais alta do armário, onde você tem de pegar aquele banquinho para chegar lá. Quando o inverno chegar, é só fazer o inverso. Esse troca-troca tem outra vantagem: permite que, a cada seis meses, você faça uma limpa no guarda-roupas, doando o que não vai mais usar no ano seguinte.

Deixe uma resposta