Dicas

Home office: Como trabalhar em casa sem perder a produtividade

Trabalhar em casa pode parecer uma coisa simples. Mas o home office é um desafio para boa parte dos profissionais, acostumados à rotina agitada dos escritórios, à sucessão de reuniões durante o dia. E mesmo o cafezinho na copa faz falta de vez em quando, não é mesmo? 

Contudo, o home office já é uma necessidade de muitas pessoas e realidade em muitas empresas. Mas, será que você está fazendo tudo certo para não perder a concentração e diminuir a sua produtividade? Pensando nisso, preparamos cinco dicas que vão ajudar você a se organizar para fazer home office da melhor maneira possível, sem se distrair com outras atividades domésticas.

Crie uma rotina no home office

Essa é uma regra essencial: não dá para você resolver dormir até mais tarde, só porque não vai sair de casa. Comece a trabalhar sempre no mesmo horário, respeite o intervalo do almoço e a hora de parar no final do dia.  Fazendo home office você também não perde horas nos deslocamentos de casa para a empresa, no carro ou no transporte público. Use esse tempo – e não o do seu trabalho – para conversar com a família, brincar com as crianças e trocar mensagens com os amigos nas redes sociais. 

Prepare-se para home office

Nada de passar o dia de pijama, de bermuda ou camiseta regata. Arrume-se para trabalhar, mesmo estando em home office. Tudo bem, também não é preciso exagerar, vestir um terno e gravata. Mas lembre-se que você pode ser chamado a qualquer momento para um videoconferência. E não vai querer que um cliente, seu chefe ou os colegas de escritório te vejam em trajes de quem voltou da academia ou acabou de pular da cama.

Escolha bem o lugar do home office

Se você mora em uma casa ou apartamento com escritório, nem precisa se preocupar com isso. Caso contrário, é importante criar um cantinho onde você vai trabalhar e não será incomodado. Dê preferência a um local menos movimentado – principalmente se tiver crianças circulando pela casa. No home office, a iluminação é importante, seja perto da janela ou com luminárias que forneçam uma boa luminosidade. Nada de TV ou telefone fixo da casa por perto.

Cuide de sua conexão, mantenha-se ligado!

Certifique-se que, ao trabalhar em home office, você tenha todas as ferramentas de que precisa para desempenhar suas funções. A qualidade da conexão de internet é fundamental.  Cheque isso sempre. Baixe todos os programas que você vai precisar e faça limpezas frequentes no seu computador ou note book para evitar o acúmulo de arquivos que apenas contribuem para torná-lo mais lento. 

Mantenha o contato com os colegas 

Trabalhar em home office não significa que você tenha de se isolar do mundo. Principalmente dos colegas de trabalho. Entre em contato sempre que puder, mais de uma vez ao dia, se necessário, com seus pares, seus subordinados ou seus chefes. Tire dúvidas, troque ideias, dê sugestões, coisas que podem ajudar na atividade dos outros e nos resultados da empresa. Não fique esperando as reuniões de hora marcada para fazer isso. Tome a iniciativa de manter-se sempre atuante.

Deixe uma resposta