Pets

Como montar um espaço seguro para seu gato brincar

Apesar da fama de ser um animal independente, que se adapta a viver em qualquer lugar, o gato precisa de espaço para desenvolver suas capacidades, estimular suas habilidades de felino e, assim, ficar feliz. Por isso, é muito importante pensar no ambiente para o gato brincar, antes de levar um deles para casa.

Gatos precisam, além de lugar para descansar, para se esconder e dormir, de andar por superfícies horizontais, verticais e elevadas. Para isso, pode ser necessário adaptar móveis e cômodos da sua casa, criando um ambiente apropriado que permita que eles tenham um  comportamento natural, mantendo-os mais saudáveis e evitando o estresse e a depressão, muito comuns nesse tipo de animal.  

Crie uma trilha com obstáculos

É da natureza dos bichanos subir em lugares altos como árvores, telhados e muros. Não estranhe, portanto, se eles subirem em armários e geladeiras. Mas, se isso pode ser desagradável e até mesmo causar acidentes, por que não criar um ambiente especialmente para eles subirem? Você pode montar uma trilha com obstáculos, passarelas e escadas nas paredes usando nichos de madeira, caixas com aberturas e prateleiras, por exemplo. 

Use brinquedos funcionais

Ter arranhadores espalhados pela casa é indispensável quando se tem um gato. Hoje no mercado existem arranhadores de diversos tipos, até mesmo para revestir o braço do sofá e outros objetos que são, para eles, uma espécie de brinquedo. Aliás, ao usar uma corda de sisal enrolada em uma prateleira, você pode transformar a trilha de que falamos no parágrafo anterior em um arranhador para seus felinos.

Deixe uma resposta