Quarto

Saiba como escolher o pendente certo para a decoração do quarto

O quarto é um dos espaços mais íntimos e acolhedores da casa, por isso precisa refletir sua personalidade e proporcionar o conforto que você merece. Nesse cenário, a iluminação tem um papel fundamental, tanto no visual quanto na sensação de bem-estar. E os pendentes têm conquistado cada vez mais espaço na decoração desse cantinho tão particular e especial.

Afinal de contas, os pendentes são charmosos, funcionais e versáteis, seja para criar um cantinho de leitura mais aconchegante ou para trazer um toque de modernidade e estilo ao espaço como um todo. Pensando nisso, trouxemos dicas que vão te auxiliar na escolha dessa peça para o seu quarto. Vem com a gente conferir.

Imagem: Freepik

Leve em conta o estilo do ambiente

Antes de escolher o modelo, considere o estilo da decoração do quarto. Se o ambiente tem uma proposta mais clean e minimalista, pendentes com linhas simples, materiais neutros e acabamento fosco podem ser a escolha certeira para harmonizar com essa proposta e criar um ambiente elegante e requintado. Já para decorações mais modernas, vale apostar em peças com design diferenciado, texturas, cores e até elementos metálicos, que trazem personalidade e um toque contemporâneo e original ao ambiente.

Atente-se à posição e altura

A forma como o pendente será usado no ambiente interfere diretamente na escolha. Se a ideia é instalar a peça próximo às mesas de cabeceira ou em cantos estratégicos do quarto, por exemplo, o ideal é que ela fique entre 30 e 50 cm acima da superfície, criando uma iluminação suave e direcionada, perfeita para leitura ou momentos de relaxamento.

Se o seu objetivo for posicionar o pendente no centro do quarto, opte por modelos que iluminem de forma ampla, garantindo conforto visual e mais praticidade ao espaço.

Pense na funcionalidade

Além da estética, é importante considerar a funcionalidade e a iluminação que será gerada pelo modelo escolhido. Um pendente pode ser usado como iluminação principal, auxiliar ou decorativa, tudo vai depender da proposta da decoração e de seu objetivo no projeto do quarto. Se você quer uma luz mais aconchegante, investir em modelos com iluminação com tons quentes é um ótimo caminho para promover uma sensação de conforto. Mas se você precisa de uma iluminação com mais amplitude, opte por modelos que direcionem a luz de forma uniforme e eficiente.

Imagem: Freepik

E, para facilitar a rotina, que tal incluir um dimmer? Esse dispositivo funciona como um regulador de intensidade da lâmpada, permitindo que você aumente ou reduza a luminosidade de acordo com a necessidade. Assim, é possível ter uma luz suave para momentos de relaxamento ou uma iluminação mais forte para atividades que exigem maior atenção.

Imagem: Freepik

Escolha materiais que combinem

Atualmente, os pendentes são encontrados em uma grande variedade de materiais: metal, vidro, madeira, tecido, palha e até cerâmica. Cada um deles imprime uma sensação diferente ao ambiente. O vidro, por exemplo, traz leveza; a madeira remete ao conforto e aconchego; já o metal pode proporcionar um ar moderno ou industrial ao espaço. A dica é escolher um modelo que harmonize com os demais elementos da decoração e represente seu estilo pessoal. Mesmo porque, nada melhor do que tornar o nosso quarto um cantinho ainda mais especial e do jeitinho que a gente gosta, não é mesmo?

Imagem: Freepik

Viu como é prático fazer a escolha certa do pendente e trazer muito mais beleza, conforto e luminosidade para o seu quarto? Aproveite as nossas dicas e inspire-se para trazer um toque de renovação que você e a sua casa merecem!

E se você busca por móveis e itens de decoração para renovar a sua casa, as lojas do Shopping Interlar Interlagos estão esperando por você! Venha conferir!