Sala de Jantar

Como escolher a iluminação perfeita para sua sala de jantar

Qualquer que seja o ambiente, a iluminação é fundamental para tornar o espaço mais confortável e a decoração mais receptiva. E na sala de jantar não é diferente. Afinal, além de servir para as refeições diárias da família, é ali que recebemos convidados para aqueles momentos especiais.

Por isso, manter a harmonia entre o estilo das luminárias e os móveis, direcionar corretamente os focos de luz e controlar sua intensidade, são medidas importantes para tornar a sala de jantar um lugar agradável.

Parece difícil? Nada disso. Preparamos aqui algumas dicas que vão ajudar você a planejar a iluminação da sua sala de jantar. E o mais importante: respeitando o seu gosto e o seu estilo pessoal. Quer ver só? Anota aí então.

Tipos de iluminação para a sala de jantar

Um bom projeto de iluminação deve começar pela escolha das fontes de luz que serão utilizadas no ambiente. As opções são muitas para a sala de jantar: lustres, abajures, arandelas, spots, lâmpada de teto e de parede, fitas de led são apenas alguns exemplos. E nada impede que você possa usar mais de uma delas, sendo uma ótima ideia. Assim como aproveitar ao máximo a luz natural para as refeições diurnas.  

Imagem: Adobe Stock

Cada uma dessas fontes de luz têm uma função específica na iluminação da sala de jantar. Os lustres, por exemplo, especialmente os de teto, do tipo pendente, funcionam muito bem como fonte de luz principal, iluminando todo o ambiente de maneira uniforme. Melhor ainda se forem centralizados sobre a mesa. Já os spots e as luzes de parede são ideais para direcionar o foco, lançando luz sobre um quadro na parede ou mesmo um prato exposto sobre o aparador. Por fim, os abajures, as fitas de led e as arandelas, por exemplos, são opções complementares, mas que podem dar um charme a mais ao espaço.

Cuidados para iluminar a sala de jantar

Como já dissemos aqui, a harmonização da iluminação com os móveis e demais objetos que compõem a decoração da sala de jantar é fundamental para que o espaço fique aconchegante, sem perder uma certa solenidade que esse ambiente às vezes exige.  Por isso, é preciso levar em conta o estilo do mobiliário, o tamanho, o formato de cada peça e as dimensões do cômodo. Quer alguns exemplos? Vamos lá!

Lustres e luminárias de teto devem ser redondos ou ovais quando colocados sobre uma mesa redonda, assim como devem ser quadrados ou lineares no caso de mesas retangulares. Há diferenças também na altura da instalação: se houver outras fontes de iluminação na sala, o pendente de luz pode ser instalado a 30 centímetros da mesa, evitado que as pessoas fiquem com luz no rosto. Mas se a luz do teto for a única fonte, precisa ser mais alta, espalhando luminosidade por todo o ambiente.

Por fim, uma última dica é usar na decoração espelhos e peças de vidro que refletem a luz, seja a natural que entra por uma janela, seja e de lustres e luminárias. Quando bem aproveitado, esse recurso pode deixar a iluminação mais equilibrada, tendo impacto ainda no consumo de energia da casa.

Deixe uma resposta