Banheiro

Lavabo e banheiro: características e dicas para esses ambientes em sua casa

O lavabo e o banheiro são ambientes similares, mas que apresentam suas diferenças e finalidades para o dia a dia. Esses dois espaços têm despertado cada vez mais a atenção nos projetos de decoração. Pensando nisso, preparamos um guia para que você possa conhecer as principais características de cada espaço, além de dicas para a elaboração do projeto de cada um deles. Curtiu a ideia? Então vem com a gente, confira e inspire-se!

Características e dicas para o lavabo

O conceito de lavabo vem a partir da palavra em latim “lavare”, que significa lavar ou limpar.  O lavabo é um ambiente elaborado para atender aos hóspedes e visitantes de uma casa. Por conta disso, é um espaço que geralmente fica localizado próximo às áreas sociais, como a sala de estar, por exemplo. Ou seja, é uma das portas de entrada da casa.

Uma das suas principais características é possuir menos itens do que o banheiro, uma vez que sua utilização se dá em momentos mais pontuais. O projeto do lavabo geralmente engloba os seguintes itens: bacia, cuba ou lavatório, torneira ou misturador e o espelho.

Para inserir esse local em seu projeto, separamos algumas dicas funcionais:

  • Iluminação: pode ser mais suave e a decoração pode incluir plantas, flores e pequenos quadros nas paredes.
  • Cores: você pode optar pela mescla de tons neutros, como o preto, cinza ou branco, ou caso prefira, tons frios, como o azul e verde.
  • Pisos e revestimentos: dê preferência por cores clássicas e materiais que oferecem praticidade na hora de limpar e que harmonizem com as cores da parede e demais itens. O porcelanato e revestimentos cerâmicos são as opções mais utilizadas.
  • Aromatizadores: essências e perfumes são ótimas opções para inserir no seu lavabo.  Coloque-os em recipientes elegantes ou que apresentem proposta minimalista, para que o produto mantenha o local agradável para os seus convidados.

Viu só? Com alguns detalhes, você proporciona um toque moderno e que sem dúvidas, seus visitantes vão adorar!

Características e dicas para o banheiro

O banheiro é um espaço, geralmente, mais amplo do que o lavabo e é adaptado às necessidades do dia a dia dos moradores. Além das peças sanitárias e de higiene que são encontradas no lavado, o banheiro apresenta o espaço para o banho, que pode incluir Box ou cortina para a região da ducha ou chuveiro, armário para guardar toalhas e produtos de uso pessoal ou outros móveis para tornar a experiência de uso confortável e completa. Aqui, tanto a estética, como a funcionalidade do ambiente são essenciais.

  • Acessórios fazem toda a diferença: os acessórios valorizam muito a decoração desse ambiente. Itens como toalhas, objetos para itens de higiene, porta sabonetes, dentre outros, fazem diferença no final.
  • Decore as paredes: papéis de parede apropriados, ladrilhos, revestimentos decorados ou até mesmo quadros impermeáveis são ótimos aliados para o seu projeto.
  • Iluminação: recomenda-se o uso de luz branca e pontos estratégicos de luz amarela que formam a combinação perfeita para manter o conforto visual durante a utilização.
  • Pisos e revestimentos: para esse ambiente, o ideal é optar por pisos ou porcelanatos antiderrapantes, que proporcionam muito mais conforto para os usuários. Além disso, você pode mesclar tons terrosos, que simulam madeira e cores neutras, como o branco, creme e off-white.

 Afinal de contas, esse espaço também merece um cuidado especial, não é mesmo?!

O que tem em comum entre banheiro e lavabo?

Imagem: Adobe Stock

Independentemente do espaço físico e das diferenças, é bom destacar que tanto o lavabo como o banheiro são destinados à higiene pessoal, seja de visitantes ou de moradores. Por isso, peças básicas como vaso sanitário e pia ou cuba são itens essenciais para os dois ambientes. Já os demais itens são complementares e podem variar de acordo com a funcionalidade de cada um.

Imagem: Adobe Stock

Você gostou de conferir um pouco mais sobre esses espaços? Aproveite as nossas dicas para proporcionar o cuidado que esses dois cantinhos merecem em sua casa. Nas lojas do Shopping Interlar Interlagos você ainda conta com profissionais especializados em móveis planejados para te ajudar a encontrar as melhores opções para os mais diversos cômodos da sua casa.

Deixe uma resposta