Banheiro

Tudo o que você precisa para montar um banheiro aconchegante

Muitas vezes esse espaço não é priorizado na decoração de uma casa ou apartamento. Mas montar um banheiro organizado, funcional e aconchegante pode fazer, sim, toda a diferença! E é bem mais simples do que você imagina!

Para facilitar a sua vida na hora de planejar o seu banheiro, preparamos uma lista com os itens que não podem faltar no projeto e dicas de materiais que vão deixar esse espaço incrível. Confira aqui!

Vasos sanitários devem ter caixa acoplada

A escolha do vaso sanitário é extremamente importante não apenas pela estética, mas para reduzir o consumo de água. Arquitetos são unânimes:  as opções com caixa acoplada são as mais econômicas, além de serem versáteis e práticas na hora da instalação e darem um toque de requinte ao seu banheiro.

Escolha o box ideal

O box, além de sua funcionalidade para evitar que a água se espalhe pelo restante do ambiente, também tem influência na decoração do banheiro.  Uma dica é estar sempre atento às medidas: em média, o mínimo necessário para um banho confortável é um espaço de 80 cm x 80 cm.  Em relação aos materiais, são vários os tipos que você pode escolher de acordo com o seu gosto e o seu orçamento.

Vidro: é uma das opções mais utilizadas, pois apresenta excelente resistência e alta durabilidade. São recomendados os vidros temperados, pois suportam maiores impactos, altas temperaturas e não estraçalham em caso de quebra.

Acrílico: esse material apresenta excelente custo-benefício, é de fácil instalação e proporciona facilidade na limpeza do dia a dia.  

Cortina plástica: bastante comum, as cortinas plásticas têm modelos para todos os gostos. Podem ser lisas ou estampadas, transparentes ou coloridas, simples ou com adornos. São muito fáceis de instalar.  Podem ser encontradas facilmente em lojas de materiais de construção e decoração, geralmente para pronta-entrega. Preste atenção, apenas, nas medidas do que você vai precisar.

Escolha o modelo ideal de cuba

As cubas dão um toque especial para o ambiente, deixando o banheiro funcional e ao mesmo tempo charmoso. Para espaços menores, a cuba de apoio, aquela que fica sobre a bancada, é a opção ideal por permitir um melhor aproveitamento do espaço. Se você quiser um ar mais requintado, as cubas embutidas também são uma boa pedida.

As cubas podem ser feitas nos mais diferentes materiais, existem modelos de vidro, metal, granito e até de madeira. Veja o que mais combina com você.

Gabinetes para organizar seus itens pessoais

Os gabinetes são úteis para organizar os itens de higiene pessoal. As opções em MDF são excelentes para ambientes mais úmidos como o banheiro, pois não estufam com facilidade. Os móveis em madeira impermeabilizada também são muito utilizados. De acordo com o seu espaço, você pode preferir gabinetes de parede ou de chão, sob a cuba da pia.

Use pisos antiderrapantes

Para o banheiro, o ideal é investir em pisos antiderrapantes ou emborrachados. Hoje em dia já é possível encontrar porcelanatos e cerâmicas não escorregadias e com diferentes acabamentos, do mate até o acetinado.

Escolha os metais ao seu gosto

São os metais que dão o toque final à decoração do seu banheiro. Existem no mercado torneiras, bicas, chuveiros, duchas e cabides de todos os tipos e dos mais variados preços. Há também opções mais baratas, em plástico, por exemplo. Certamente você fará a escolha certa e deixará o seu banheiro ainda mais personalizado.

Deixe uma resposta