Pets

Quarentena: cuidados com o pet na hora de passear

Estamos vivendo um período muito fora do comum, a ordem é ficar em casa e só sair para atividades necessárias, só assim podemos nos proteger e proteger quem amamos. E falando em quem amamos, como ficam nossos bichinhos nesse período? Em especial os cachorros, que estão acostumados a passear. 

É permitido passear com os cães durante a quarentena?

Sabemos que os passeios são fundamentais para cães que não fazem as necessidades em casa, além de ser muito prazeroso e ajudar a controlar a ansiedade. Por causa do novo coronavírus, no momento, é preciso ter alguns cuidados especiais durante o passeio e seguir à risca as recomendações do CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária):

– Apenas uma pessoa deve passear com o animalzinho a cada saída;

– Procure lugares menos movimentados e prefira os horários mais tranquilos;

– Evite contato com outros animais e não permitir que outras pessoas façam carinho no animal;

– Na volta para casa, higienize as patas e pelos do pet.

Como higienizar as patas e pelos dos pets

Essa pode ser uma rotina nova para muitos bichinhos, então as primeiras lavagens das patas devem ser feitas com paciência, afinal, aqueles que não estão habituados tendem a resistir um pouco mais. Um bom truque para aliviar a tensão nessa hora é recompensar o animal com petiscos ou a própria comida a cada limpeza ou toque nas patas. 

A pelagem de cães e gatos pode ser contaminada com o vírus COVID-19 durante passeios através do contato. Funciona exatamente igual com celulares, maçanetas e roupas. O vírus pode ficar na superfície. Mas nem por isso é permitido usar água sanitária, álcool em gel ou desinfetante no pelo e pata dos animais, esses produtos são tóxicos e podem fazer muito mal para os bichinhos.

Por fim, é importante ressaltar que não existem evidências científicas concretas sobre a infecção e transmissão do vírus COVID-19 em cães, gatos ou outros pets. No entanto, é recomendado que pacientes com diagnóstico positivo para o novo coronavírus evitem beijar e abraçar seus bichinhos.

Deixe uma resposta