Dicas

Brasilidade na decoração: as cores e a natureza do Brasil na sua casa

A diversidade é uma marca da cultura brasileira. Aqui, temos influência das mais variadas etnias, temos uma flora e uma fauna riquíssimas, um estilo de vida marcado pela descontração e a alegria. Por que não, então, trazer todos esses elementos para a decoração de sua casa? Gostou da ideia? Pois saiba que você não está só: a brasilidade é uma tendência na decoração.

Isso mesmo! Ao invés de importar ideias e estilos estrangeiros, uma decoração inspirada em motivos brasileiros, exaltando nossa cultura e nossa natureza, permite construir ambientes aconchegantes, confortáveis e o que é melhor: com o seu toque pessoal. Quer ver algumas dicas de como fazer? Anota aí, então:

Imagem: Adobe Stock

Use e abuse das cores tropicais

A proposta da decoração baseada na brasilidade é valorizar, entre outros elementos, tudo aquilo que representa as belezas naturais e a cultura do nosso país. Nesse sentido, as cores cumprem um papel importante. Muito além do verde e amarelo da nossa bandeira, ter uma parede refletindo o azul suave do mar, o beje das areias das praias, as diversas tonalidades de verde de nossas matas e o marrom das terras férteis compõem com perfeição esse cenário. Cores alegres, vivas ou em tons pastéis são uma outra opção interessante.

Imagem: Adobe Stock

Prefira materiais naturais

Móveis e revestimentos feitos de materiais tipicamente brasileiros também são uma forma bem positiva de embarcar na onda da decoração com brasilidade. Os diferentes tipos de madeira extraídos de nossas matas – de forma responsável e certificada, é claro – podem ser usados em revestimentos e no mobiliário. Além disso, o bambu, a palha, o couro e o sisal, usados corretamente, em móveis, tapetes, quadros ou almofadas dão um charme a mais ao seu projeto.

Imagem: Adobe Stock

Componha o ambiente com peças de artesanato

Através do artesanato é possível contar a história e os costumes de um povo. E poucos lugares no mundo têm um artesanato tão rico como o Brasil. Esculturas de barro e cerâmica, peças de madeira ou de palha, tapeçaria, potes, panelas, bonecos, bichos, vasos, o que não faltam são opções para compor a decoração dos mais variados ambientes da casa. E um outro aspecto muito importante: valorizando essas peças também estamos cultivando nossas lembranças, viagens e momentos que desfrutamos ao longo dos anos.

Imagem: Adobe Stock

Leve a natureza para dentro de casa

Praias e montanhas, rios e lagos, as belezas naturais são uma das características mais marcantes do nosso país. E isso não pode ser descartado quando falamos da decoração inspirada na brasilidade. E, se o tema é natureza, nada melhor do que recorrer a elementos autenticamente naturais, não é mesmo? Espalhar pela casa espécies de plantas nativas, por exemplo, vai transmitir muito dessa sensação.

Mas não é somente isso. Azulejos decorados, quadros, almofadas, louças, roupas de cama e de banho com estampas de árvores, flores e animais que remetem à natureza do Brasil também ajudam a trazer um pouco de nossas riquezas para dentro de casa.

Deixe uma resposta