Dicas

Como escolher o ar condicionado certo para casa ou escritório

Você sabe o que são BTUs? Pois sempre que o assunto for a ar condicionado você vai ouvir essas três letrinhas. Na loja, quando for comprar, é a primeira coisa que o vendedor vai perguntar. Mas o que significa afinal essa tal de British Thermal Unit, ou simplesmente BTU? Traduzindo para o português, a Unidade Térmica Britânica é a medida que determina a potência, a capacidade de refrigeração de um aparelho de ar condicionado.

Como calcular a quantidade de BTUs do ar condicionado

Há vários fatores que influenciam na escolha ar condicionado mais adequado para a sua casa. E todos precisam ser considerados, pois são eles que vão determinar a capacidade do aparelho que você vai precisar, ou seja, quantos BTUs serão necessários para manter a temperatura ideal de cada ambiente. Nada de passar calor quando o verão chegar!

O fator mais importante é o tamanho do cômodo. Tenha em mente que, pelas normas técnicas, para cada metro quadrado serão necessários entre 600 e 800 BTUs para deixar a temperatura agradável. Por que essa variação? Ai já temos um segundo fator: Se a sala, o quarto ou o escritório não receber sol direto na maior parte do dia, o calor será menor e você poderá fazer a conta com 600 BTUs. Mas se a incidência de sol for muito forte, calcular com a potência maior é o mais indicado.

Mas há outros elementos que você precisa analisar. Veja só:

Número de pessoas que costumar estar no cômodo. Sim, isso é importante. Se uma família tem quatro pessoas que assistem TV juntas todos os dias na sala, o ar condicionado precisa ser mais forte. O recomendado é acrescentar 600 BTUs por pessoa (ou 800 se houver sol), a partir da segunda pessoa. Num escritório, loja ou outro ambiente de uso comercial, essa conta deve ser feita pela média de pessoas que você imagina vão circular por ali.

Número de aparelhos eletrônicos que você tem no cômodo. Parece preciosismo, mas não é? Isso tem uma influência real na temperatura da sua casa. Os aparelhos eletrônicos ligados são fontes de calor. Televisão, computador, tudo isso contribui para deixar o ambiente mais quente. Especialistas recomendam que, se esse for o seu caso, acrescente mais 600 ou 800 BTUs de capacidade por aparelho no seu ar condicionado.

Como aproveitar melhor o ar condicionado

Algumas pequenas atitudes você pode tomar para melhorar o desempenho do seu aparelho de ar condicionado. Além de sofrer um pouco menos, é claro, com o calor do verão que vem por aí. Por exemplo, dê preferência às lâmpadas de luz fria ou de led. As incandescentes esquentam mais do que as fluorescentes. Mantenha ligadas só as que foram extremamente necessárias para iluminar o ambiente. Também coloque cortinas nas janelas, de preferência as que são feitas de material mais leve, mas que sejam suficientes para bloquear os raios solares.

Pronto! Seguindo essas dicas, você vai garantir que o seu aparelho de ar condicionado funcione com um desempenho ideal. E vai, principalmente, evitar gastos desnecessários na hora de escolher e comprar o equipamento e no valor da sua conta mensal de energia. Afinal, ficar no fresquinho e ainda economizar é o que todo mundo quer, não é mesmo?

Deixe uma resposta