Tendências de decoração 2026: dicas para renovar a sua casa
As principais tendências de decoração para 2026 levam em conta três conceitos essenciais: bem-estar, sustentabilidade e personalização.
Cores em tons naturais e terrosos, estampas que remetam a elementos da fauna e da flora, materiais que demonstrem uma conexão com a natureza, como a madeira certificada, e texturas naturais vão dar o tom na produção de móveis, estofados, objetos e acessórios decorativos nos próximos meses.
Está pensando em renovar o visual de sua casa? Vai se mudar para um apartamento novo? Preparamos um guia completo com dicas para você ficar por dentro das tendências de decoração 2026. Escolha o que mais combina com o seu estilo e aproveite o momento.
Tendências de cores decoração 2026

Os tons naturais e terrosos estão em alta na decoração 2026. São cores que lembram elementos da natureza e que têm como objetivo proporcionar, em cada cômodo da casa, um clima de tranquilidade e de aconchego. Terracota, ocre, argila, areia e variações de verde como musgo, sálvia e oliva são cores perfeitas para criar ambientes confortáveis e muito equilibrados.

Uma boa dica é a combinação desses tons naturais com cores mais vibrantes como azul Klein, verde-esmeralda, cereja, vermelho, azul cobalto e bordô. Trabalhar a pintura de uma das paredes, por exemplo, seguindo essa paleta de tons, pode acrescentar um toque a mais de charme ao ambiente, dar uma personalidade mais forte, mas sem perder a coesão ou comprometer o estilo.

Para os acessórios, como almofadas, mantas e forros, estampas com motivos de natureza, como flores, folhas e animais, mas com design discreto e cores suaves, também são uma boa pedida para renovar o visual da sua casa em 2026.
Tendência de materiais na decoração 2026

Como já dissemos aqui, a conexão com a natureza é a base das tendências de decoração em 2026. Por isso, o uso de materiais naturais – uma prática que vem crescendo nos últimos anos, vai continuar em alta em 2026. Nesse sentido, móveis de madeira, especialmente as escuras, como nogueira e mogno, são uma ótima opção. Mas não esqueça: é preciso certificar-se sempre da procedência do material, conferir se a madeira usada na fabricação é legalizada.

Uma outra boa dica é o uso de revestimentos texturizados, como os pisos ou as paredes de cimento queimado. Além de proporcionarem facilidade de limpeza e manutenção, esses materiais contribuem para criar um ambiente ao mesmo tempo rústico e sofisticado, perfeito para as áreas comuns como a sala de estar e de jantar ou mesmo a cozinha.

Por fim, peças de vime, palha, cerâmica artesanal e pedra são perfeitas para complementar a decoração. Melhor ainda se cada um desses elementos refletir um pouco do seu jeito de ser. Objetos que tenham um significado afetivo, e que despertem memórias pessoais ou de família também são bem-vindos.
Agora que você já conhece as tendências de 2026, vale um último recado: a decoração não é apenas uma questão estética, mas acima de tudo deve criar espaços que promovam relaxamento e bem-estar. Antes de mais nada, é preciso sentir-se bem em cada um dos ambientes. Pense nisso e venha visitar o Shopping Interlar Interlagos. Em um só lugar você vai encontrar tudo o que precisa para deixar sua casa do jeito que você sonhou.


